O SEI permite que seu trabalho seja realizado de mais de uma maneira, no entanto, existem algumas atitudes que podem facilitar seu dia a dia:
SEGURANÇA:
- Mantenha sua senha sempre em sigilo, pois é a sua assinatura válida para todos os fins
RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO:
- O resultado da busca será mais eficiente se a criação de processos semelhantes for feita de forma padronizada
- O tipo do processo escolhido deve representar o assunto que será tratado da forma mais fiel possível. Caso não encontre o termo mais adequado na lista apresentada, você pode escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicitar a inclusão do tipo do processo. Este procedimento é bastante rápido.
- Dê preferência ao uso do editor de textos dentro do próprio SEI. Assim é possível fazer pesquisas dentro do texto do documento.
CIÊNCIA NOS PROCESSOS OU DOCUMENTOS:
- Para dar ciência em um documento, basta clicar no botão “Ciência”. Não há necessidade de incluir um outro documento informando que está ciente.
ÁREA DE TRABALHO DA UNIDADE:
- Ao encaminhar o processo para outra unidade ou ao finalizar um processo, NÃO deixe-o aberto na sua unidade. Para acompanhar o andamento de determinado assunto use a funcionalidade "Acompanhamento Especial", assim você consegue monitorar os processos de seu interesse e deixa na área de trabalho da sua unidade somente o que está sendo trabalhado.
PUBLICIDADE E SIGILO DA INFORMAÇÃO
- Conforme estabelecido na Lei 12.527/2011, em regra, todo os documentos públicos são de acesso livre e o sigilo à informação é uma exceção.
- Um documento de acesso restrito inserido em um processo público contamina o processo, que passa a ser visível somente para as unidades por onde ele passou. Não há como retringir somente o acesso a parte do processo.